Blogueiro ou Influenciador Digital?

Hi honeys! Tudo bem aí do outro lado?

Hoje o post não é sobre nenhum produto super legal que vou indicar pra vocês,porque de fato amei (e ninguém me pagou pra dizer que é bom). Hoje o asssunto é outro.Você já deve ter visto em muitos “Instagrans” da vida as palavras “Blogger/Blogueiro(a)” ou “Digital Influencer/ Influenciador(a) digital”. Existe alguma diferença? A resposta é… não. Não vou me adentrar em assuntos técnicos,mas vou falar como uma leitora de vários blogs(sim,para fazer boas postagens tenho que pesquisar e os blogs me ajudam muito,oh como ajudam!). Mas de onde vem a palavra blog?

Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.-http://www.significados.com.br/blog/

pesquisa nails e afins.jpg

Mas tirando a origem da palavra e indo pra parte prática, se uma pessoa tem uma página na net (vinda do Blogger ou WordPress) e publica regularmente conteúdos úteis nela,ela pode ser chamada de blogueiro(a). Ou Influenciador Digital. Influenciador? Sim! Quantas vezes nós estamos na dúvida se compramos ou não determinado produto,compramos o ingresso pra algum filme,programamos uma viagem mas antes damos uma passadinha lá no Google e damos uma pesquisada? E o que encontramos lá? Vários blogueiros falando suas opiniões e por causa dessa opinião fazemos nossa escolha. Quem nunca? Eu sempre! Então de alguma forma somos influenciados,sim,pelas opiniões deles.

Então hoje o termo Influenciador Digital está se tornando cada vez mais comum,pois explica o que acontece. As pessoas recorrem muito aos “blogs” para tomarem decisões com relação a compras de produtos e serviços e sugestões sobre uma infinidade de assuntos.E o que seria de mim (de nós) sem os Youtubers? Quanta coisa aprendi com eles (principalmente como cuidar do meu cabelo)! E por isso as empresas têm cada vez mais olhado pra nós,influenciadores digitais,até mesmo levando em conta nossa opinião na hora de lançar seus produtos,porque sabem que  temos um contato melhor com nossos leitores,pois além do blog ou site nós interagimos através de várias redes sociais,com uma capacidade incrível de influenciar para o bem.

pesquisa nails e afins 2.jpg

E muito trabalho está envolvido em ser um Influenciador Digital.Requer tempo, bom conteúdo, pesquisa. Como disse minha amiga também Influenciadora Digital,a Blenda do Liberdade Fashion,somos como um “guia de compras”. É muita responsabilidade e trabalho duro,falar nossa verdadeira opinião sobre um assunto ou produto,ler rótulos,estar informadas,participar de eventos,investir no blog,não falar besteira…rs…e muito mais! Ainda vou contar pra vocês como faço minhas resenhas.

Então é isso, queridos, não estranhem quando abrirem meu Instagram e estiver escrito lá “Digital Influencer”. Lembrem desse post!

Beijos e até a breve! ❤

 

Anúncios

19 comentários em “Blogueiro ou Influenciador Digital?

  1. Amei seu post realmente somos influenciados pelo que vemos na web.. como tambem somos influenciamos outros com nossas opnioes.. muito bacana mesmo,a gente se sente útil e feliz por poder ajudar as pessoas,algumas amigas minhas por meio de videos no youtube compraram via internet produtos que eu testei e aprovei.. e isso nos anima a fazer mais e mais! Amei amei parabens!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dani eu ameiii.
    Seu post deu um lugar no sol aos influenciadores digitais, e são amigas e amigos como você que faz valer a pena continuar a ajudar e dar uma direção aos leitores. 💙💙
    Vi muita empatia nessa.
    Amei tô sem palavras…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ótimo post Dani, sem dúvida tirou dúvida de muitas meninas que não sabiam a diferença. O que acho é que, infelizmente, tem ocorrido uma banalização do termo. Acredito que uma pessoa a qual se pode aplicar essa característica é alguém que não só fala de produtos mais agrega conteúdo útil. Entre esse Cyber Espaço encontramos também “APROVEITADORES DIGITAIS” que são pessoas que não respeitam seu leitor, falam/fazem o que a empresa pedir em troca de “amostra grátis” e não tem ao menor trabalho de resenhar verdades sobre os produtos que recebem. Pra essas pessoas deveria ter bem grande escrito no Insta em letras garrafais “APROVEITADOR DIGITAL, ESCREVO O QUE A EMPRESA PEDIR.”
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Falou tudo Carol! A moeda tem 2 faces, e “Aproveitadores” digitais não respeitam nem mesmo a própria empresa,que sai perdendo por causa de uma propaganda falsa e perda de credibilidade entre seus consumidores. E muitas empresas hoje estão mais abertas a ouvir a opinião sincera da gente. Falar a verdade, com respeito, é sempre bem-vindo.😘

      Curtir

  4. Amei o testo e as explicações, o termo “influenciador digital” está substituindo o termo “blogueiro” e é isso mesmo que você falou, uma resenha honesta ou não, acaba influenciando, obrigada por me mencionar, eu amo seu guia de compras! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vou discordar um pouquinho de você. Eu tenho um blog só porque gosto da linguagem html e o blog me permite lidar com ela. Portanto sou bloqueira. Raramente compartilho meus posts nas redes sociais. Eu não me considero uma influenciadora digital. Os termos têm uma forte ligação, mas não o mesmo significado. Gostei do seu blog.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada por comentar aqui Grace e fico feliz que tenha gostado do blog. Entendo seu ponto de vista, há alguns anos atrás eu tinha outro blog e não compartilhava em redes sociais, mas as pessoas liam. Hoje meu trabalho envolve lidar com produtos e empresas, e o objetivo do post foi reforçar a responsabilidade que tenho de trazer um conteúdo de qualidade e sincero. Infelizmente tem havido uma banalização do termo e achei necessário destacar que influenciamos a opinião das pessoas, então temos que ser sinceros. Hoje,ser blogueiro se tornou uma profissão. E houve a mudança no termo, não há como escapar, se compartilhamos conteúdo nas redes sociais,o poder de influência é maior. O post foi sob essa ótica. Um grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s