Amo meu cabelo

Hi friends! Tudo bem?

Hoje o post é diferente dos demais,quer dizer,da maioria. Hoje não vou falar de algum produto bom pro cabelo,unhas ou pele. Hoje vim falar de um assunto que talvez na cabeça de alguns é moda,marketing ou “orgulho étnico”.Sim,vou falar de cabelo crespo. Mas de novo,Dani? Você não vai falar de cabelo liso,não? Só o cabelo crespo que é bonito?

Não,a questão não é essa. A questão é que cabelo crespo TAMBÉM é bonito. E quando falamos de cabelo,falamos de 70% da beleza de uma pessoa. E uma pessoa que não se sente bonita é uma pessoa com auto estima baixa.E a auto estima é fundamental. A própria Bíblia fala: “Ame o seu próximo como a si mesmo“. (Mateus 22:39). Você pode estar achando que eu estou “revolts” ou querendo dar um “chega pra lá” na sociedade,mas não honey,eu sei dos meus limites,e que a mente humana é uma coisa complicada.Eu só quero trazer á tona algumas questões que ainda me incomodam em pleno 2016.E você,meu querido leitor,certamente vai me entender e até se identificar com algumas coisas.

Eu já disse aqui no blog o quanto já sofri pelo fato de o meu cabelo ser crespo,o quanto já ouvi frases do tipo : “Cabelo de fulano é bom. É liso”. Ou: “Cabelo de fulano é ruinzinho,todo crespinho”. Sabe o que é você crescer ouvindo isso? “Ah! Ainda bem que o filho de fulano é menino. É só raspar ou cortar bem curtinho o cabelo.” Isso parece besteira,gente,mas não é não. Isso é resto do que ficou da escravatura no Brasil. O preconceito que a maioria diz que não tem,mas no fundo tem e não se dá conta,e a maioria de nós,crespas, cresceu com esse pensamento,passando a desvalorizar o que somos e valorizando o alheio,dito pela sociedade como bonito.A velha mania de depreciar o que vem dos negros,gerando vários problemas emocionais e sociais. Vivemos num dos países que acha mais bonito ser loiro,branco,liso, estilo europeu. Nem vou falar da cor da pele porque o post não é sobre isso e o fato é que NINGUÉM é uma coisa só. Todos nós somos fruto de uma miscigenação e que inclusive não começou com os índios,negro, europeus ou asiáticos no Brasil. Mas de quando Deus fez o primeiro casal na Terra e dele veio todo mundo,cada um com uma BELEZA DIFERENTE. Sim,Deus gosta de variedades e a gente vê isso claramente na natureza. Interessante que a Bíblia fala de pessoas negras que eram reis e rainhas. Como as coisas mudaram,né? Hoje em dia crespa só é rainha em terra de chapinha.Não é assim o slogan?

Esse texto não é só pra ficar falando de cabelo crespo. Mas pra gente entender que finalmente, ter cabelo crespo está começando a ser encarado como bonito pela mídia,e consequentemente,por muitas pessoas. Tamanha foi a mudança que meu blog que falava mais sobre unhas,hoje fala muito sobre cachos. E as fotos que recebem mais curtidas no Instagram são as que eu mostro meus cachos e crespos porque tenho 2 tipos de cabelo: 3A e 3B. E isso é consequência de eu ter vivido anos escondendo meus cachos na escova e chapinha e ter decidido me libertar delas, e isso ter incentivado muitas meninas a fazerem o mesmo. E não porque a Blogueira X, famosérrima,exibe seus cachos lindos e elas querem ficar “na moda”,mas porque toda essa explosão de blogs e Instablogs falando sobre cachos deu coragem pras meninas.

Eu acho lindo cabelo liso,ondulado,loiro,ruivo,preto,comprido,curto,alisado,com chapinha,com luzes,desde que seja bem tratado e deixe a dona dele feliz. Sempre repito que mulheres felizes são as mais bonitas. E uma mulher feliz com seu cabelo é tudo de bom, o resto- maquiagem e roupa- só acompanham os 70% dela. E eu espero do fundo do meu coração que as mães ensinem suas filhas a amarem a si mesmas do jeito que são. É aí onde mora a mudança. Comecei a ver isso mais claramente quando comecei a trabalhar com chineses e voltei ao natural (vou falar sobre isso em outro post). Mas só como exemplo disso, olha o estilo e auto estima dessa garotinha chinesa de 3 anos,cuja mãe é chinesa e o pai é africano,do Senegal, o nome dela é Yiyi:

Nails e Fins little chinese curlie girl.jpg

 

Nails e Afinslittle chinese curlie giril 1.jpg

A Yiyi faz o maior sucesso na China,e a mãe dela faz questão de deixar o cabelo dela beeeem volumoso. Agora a pergunta que não quer calar: Se ela tivesse aqui no Brasil,será que ela estaria com esses cabelos soltos? Será que não estaria cheio de trancinhas? Ou se estivesse solto, será que muitos não iriam olhar e se perguntar porque a mãe dela não prende esse cabelo? Será que podemos mudar algo dentro de nós,passar a enxergar toda a natureza como bela,sem estereótipos?

Já vejo a Yiyi adolescente,cheia de auto estima,linda com seu black,porque a mãe dela a ensinou a amar o seu cabelo,a amar o que ela é. Não o que ela vê na TV.”We love Yiyi!” Parabéns pra mãe dela!

E pra minha amiga Flaviana,que me mandou as fotos da Yiyi. E é a lisa mais crespa que conheço. Beijos Fla!

E meus queridos,espero que tenham gostado e deixem sua opinião sincera aí nos comentários.

Até o próximo post!

Beijos da Dani! ❤

 

 

 

 

Anúncios

13 comentários em “Amo meu cabelo

  1. Bravo! Nunca foram ditas tantas verdades em um só post. Infelizmente muitas pessoas ficam repetindo “verdades preconceituosos” com relação ao tipo de cabelo pelo simples fato de não pensarem antes de falar. Quando as pessoas aprendem a se colocar no lugar do outro, não só em palavras, mas de verdade, a vida muda, o mundo muda. Se aprendemos a desvalorização também podemos reaprender a valozar nossos semelhantes. Post Fantástico

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aonde aprta para curtir um milhão de vezes rsrs… excelente texto amore… É isso aiii temos que nos amar… amar da forma como Deus nos fez… nossa origem td… temos de ser gratas sempre… acho lindo cabelo crespo cabelos bem cacheadinhos lindo lindo… tenho orgulho das mulheres que exibem seus lindos cabelos originais…
    Bjoooos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amei seu post. Realmente as pessoas ainda tem preconceito, embora as próprias empresas de cabelo tenham investido muito ultimamente nas cacheadas. Eu amo os cabelos naturais, sejam eles lisos ou cacheados. Agora cabelo mal tratado é feio né? Não importa se ele é liso ou crespo, temos que cuidar. Essa pequena é um exemplo de lindeza e a mãe está de parabéns por mantê-la como é, linda e mega fashion!
    Beijinhos… Au Revoir!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei esse post… Sempre quis ter cabelo enrolado… Acho lindo os blacks power q vejo na rua, e qdo vejo até viro o pescoço de tanto que adimiro… O nome já diz:power! Eh a força da belaza! Amei! Acho difícil a Yiyi aqui no Brasil usar o cabelo solto, os olhares alheios e pobres iriam acabar moldando o jeito dela.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s