O que é “Low/No Poo”,afinal?

image

Hi Curlies! Hoje vim falar sobre uma
técnica que está cada vez mais se espalhando entre as cacheadas e crespas ,mas as lisas que tem o cabelo muito ressecado também podem aderir. Você já ouviu falar em Low Poo e No Poo?

Basicamente significa pouco shampoo e sem shampoo. Mas e aí,vai ficar sem lavar o cabelo? Nãaao. Para entender melhor: A gente sempre associa a espuma do shampoo á limpeza,certo? Quanto mais espuma o shampoo faz,mais limpinho fica o cabelo,chega até a ficar elétrico de tão limpo,a sensação de limpeza é ótima. Massss,a espuma leva embora não só a sujeira,mas os lipídios naturais do cabelo,essenciais para mantê-los saudáveis.

Nossos cabelos crespos e cacheados necessitam desses lipídios e não podem perder nadinha deles,pois devido ao formato espiral, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar ao restante do cabelo,por isso nossos cabelinhos ficam ressecados e sem brilho com muito mais facilidade. Pensando nisso,a fundadora da marca Deva Curl ,Lorraine Massey sistematizou o que chamou de “método da garota cacheada”e escreveu um livro que recentemente chegou ao Brasil com o nome de Manual da Garota Cacheada.

Mas precisamos saber quem é o vilão que faz a espuma no shampoo e leva embora nossa proteção natural: é o SULFATO! Tenho certeza que vocês já viram no rótulo do shampoo escrito algo do tipo “Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate”,essas substâncias são ultra,mega limpantes.Então,se você quer aderir á técnica evite shampoos com essa substância e troque por shampoos que tem uma composição mais leve como a Betaína Cocamidaproyl (Anfótero/derivada do côco),Sulfossucinato de Sódio de Dioctilo,eles limpam sem ressecar.

Nesse Post vou falar mais sobre o Low Poo, que comecei a rotina e estou amando e também pra facilitar pra vocês porque o assunto é complexo devido ao tanto de nomes de substâncias. E também ,na minha opinião,acho melhor começar pelo Low Poo,porque talvez você nem precise aderir ao No Poo,aí vai da necessidade do seu cabelo e do conhecimento que você tem sobre ele,pois primeiramente a gente deve conhecer nosso próprio cabelo. Mas farei um post falando sobre o No Poo.

Então até agora nós entendemos que no Low Poo ou Pouco Shampoo é proibido os Sulfatos em sua composição e permitido os já acima citados,pois são mais leves.

Mas tem outra questão, além do shampoo a gente também usa condicionador,máscara,leave-in,não é? Esses também podem ter substâncias que precisam ser evitadas de todas as formas,que são os PETROLATOS (parafina líquida,óleo mineral,vaselina). Porquê? Porque esses criam o que a mídia chama de “filme protetor” que vai acumulando,acumulando,até seu cabelo ficar bem pesado e incapaz de absorver substâncias importantes presentes nos cosméticos. É como passar chapinha num cabelo mega ressecado,ela mascara ,mas por dentro o cabelo está sofrendo. Ao invés de petrolatos,como os já citados,use produtos á base de óleo vegetal e silicones solúveis (saem com água).

Resumindo: Low Poo é pouco shampoo, sem sulfatos e uso de produtos que não contenham petrolatos.Pois petrolatos só são retirados com sulfatos, até rimou rs.

Vou deixar um link aqui de um blog muito legal que traz uma lista completa de substâncias liberadas e não liberadas para Low Poo:

http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

Assista também o vídeo da linda Mari Morena onde ela explica muito bem o assunto:

E não esqueçam de passar lá no meu Instablog,pra acompanhar os produtos que tenho usado para Low Poo. E vem mais posts falando sobre isso,aguardem! Dúvida? Sugestão? Deixa aqui nos comentários!

Beijos da Dani!

 

 

Anúncios

4 comentários em “O que é “Low/No Poo”,afinal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s